segunda-feira, 29 de maio de 2023

ORGULHO DE SER VENDEDOR


Engenheiro recém-formado, fui convidado a ingressar na área de vendas. Feliz com a promoção, cheguei em casa ansioso para compartilhar a novidade com meu saudoso pai. Após ouvir a notícia, ele me disse de forma lacônica: "Caramba, filho, estudou tanto para ser vendedor."


Meu pai, como muitos pais em sua época e talvez ainda hoje, desejava que seus filhos se tornassem médicos, engenheiros, advogados ou arquitetos, mas nunca imaginava que seu filho se tornaria um vendedor.


O nobre ofício de vendas remonta às origens da civilização, aos processos de troca realizados entre as pessoas. No entanto, prefiro destacar o exemplo dos antigos almocreves na Idade Média. Eles eram responsáveis por transportar mercadorias de uma cidade para outra, desempenhando um papel crucial em uma sociedade onde as comunicações eram precárias ou inexistentes. Os vendedores eram o elo de comunicação entre os povos, desempenhando um importante papel social em um mundo sem rádio, TV ou internet.


É estranho, ou melhor, espantoso, como os vendedores de hoje evitam se proclamar como vendedores. Eles fazem malabarismos semânticos para designar sua profissão, quando simplesmente deveriam se chamar de vendedores.


Peço que observem suas coleções de cartões de visita e notem quantos cargos diferentes são utilizados para chamar alguém de vendedor.


Em minha opinião, nós, vendedores, temos uma das mais nobres profissões. Tudo o que é produzido com o propósito de ser comercializado depende do trabalho sério e dedicado dos profissionais de vendas para que as mercadorias e serviços possam alcançar seu destino almejado, o consumidor final.


Em uma empresa moderna, todos são vendedores, desde o presidente até o cargo mais simples na organização. Todos possuem a nobre função de servir ao público, percebendo seus desejos, necessidades e anseios.


Portanto, não tenha medo de dizer: "Tenho orgulho de ser vendedor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORGULHO DE SER VENDEDOR Engenheiro recém-formado, fui convidado a ingressar na área de vendas. Feliz com a promoção, cheguei em casa ansioso...